O que é ?

A deformidade do tórax, conhecida cientificamente como Pectus, pode se caracterizar tanto pela protrusão do esterno e das costelas, pectus carinatum, popularmente conhecida como peito de pombo; como pelo afundamento das costelas e esterno, pectus excavatum ou peito escavado. Em geral, aparece ou se torna mais evidente no início da puberdade, por volta dos 10 anos de idade.

Tipos de Pectus:

Pectus carinatum: ocorre um crescimento anormal das cartilagens das costelas e o deslocamento do osso esterno e costelas para a frente, causando uma saliência no peito, o famoso aspecto de “peito de pombo”. Embora o tratamento seja feito para aliviar sintomas como falta de ar, também visa melhorar o aspecto físico. Muitas crianças adquirem problemas sociais, relativos à autoestima, devido essa questão estética. Por não se sentirem à vontade, expondo essa região do corpo, na praia ou durante a prática de um esporte, por exemplo, muitos acabam optando por um estilo de vida mais introspectivo. Esse tipo de pectus é menos frequente que o excavatum e atinge mais os homens que as mulheres.

Pectus excavatum: excavatum ou peito escavado, é a deformidade mais comum e é caracterizada pelo aspecto afundado do esterno e das costelas para dentro do tórax. Apesar de poder estar presente desde o nascimento, a grande maioria é acentuada durante o pico de crescimento da adolescência. Nesse período pode ocorrer um desenvolvimento desregulado do esterno e das costelas, resultando na depressão do peito. A má formação, muitas vezes, é associada também a uma postura incorreta e até alterações da coluna.

Para saber mais, siga o Dr. Alan Pontes @alanpontes