O atual cenário da odontologia, tem sido surpreendido pela intolerância presente entre as relações humanas, o que consequentemente está diretamente proporcional ao aumento da demanda envolvendo os processos processos judiciais, civis ou éticos entre clientes e cirurgiões-dentistas.

Dados disponibilizados pelo Conselho Federal de Odontologia (CFO) demonstram que o Brasil é o quarto país no mundo em que ocorre maior realização de procedimentos odontológicos por ano.

Historicamente, a valorização e crescimento de diversas áreas da odontologia é perceptível. Diante deste cenário, os profissionais acabam exercendo outras áreas da sua formação , sem dar a devida importância ao conhecimento da Odontologia Legal.

De maneira geral, podemos dizer que a Odontologia Legal é a área dedicada a promover esclarecimentos quanto aos fenômenos psíquicos, físicos, químicos e biológicos envolvidos em um processo odontológico, a partir da análise, perícia e avaliação, tendo o laudo como produto final.

Cristiano Trindade, cirurgião-dentista, escritor do https://dentistaespecial.blogspot.com/, formado pela Unincor há 19 anos e que exerce seu trabalho na cidade de Belo Horizonte/MG, destaca a importância da Assistência Técnica nesta área. O doutor, que possui título de especialização para atendimento a pessoas com deficiências, Ortodontia e Saúde da Família, além do MBA em Gestão de Pessoas e Negócios, atualmente está inserido no Corpo de Auxiliares de Justiça do TJMG, atuando como Perito Judicial e assistência técnica em odontologia.

Dr Cristiano Trindade afirma, que é importante estabelecer uma conexão harmoniosa com o paciente. E, frequentemente, a quebra deste vínculo tem se tornado rotina de muitos casos. Os profissionais da área da saúde que mantêm uma relação de confiança com seus pacientes têm menos problemas e conflitos. Quando essa conexão é quebrada, perdem os laços e um desarranjo se instala, sendo comuns situações desagradáveis que envolvem as condutas clínicas, bases contratuais e abordagens entre o relacionamento do dentista e seu cliente. Processos judiciais são instalados, surge então a necessidade do auxílio de um assistente técnico.

O assistente técnico, contratado junto ao Advogado, trabalhará representando a parte no processo e irá apontar os questionamentos com expertise em odontologia , elaborando quesitos, analisando provas, acompanhando a perícia, e apresentando o conteúdo ao Juiz, que deverá analisar o contexto e fundamentar a sua sentença de acordo com essa formatação apresentada no processo.

O cirurgião-dentista, que se destaca no cenário legal da odontologia atual, esclarece que o conhecimento de processos civis e demandas judiciais são competências necessárias a qualquer profissional, visto que todo prestador de serviços estará sujeito às normas éticas e questões relacionadas: “muitas vezes acabo assisto tecnicamente colegas de classe e clientes, nos aspectos judiciais voltados a este assunto”, afirma Cristiano Trindade.

Esta área da Odontologia fortalece a importância do conhecimento da lei, e não somente de compreender as questões voltadas para a saúde do paciente em si.

Os Profissionais com expertise para esta área adquirem competência para atuar na análise, perícia e assistência técnica em Odontologia, e vem ganhando mais espaço para atuação neste mundo moderno.

Saiba mais em seu instagram @drcristianotrindade