A “Mentoria Líder Alpinista” ensina gestores a enfrentarem e superarem seus desafios com suas equipes

 

 

Com tantas mudanças na economia e na conjuntura atual, os líderes têm sido cada vez mais cobrados por resultados, metas, produção, vendas, qualidade, performance, turnover, afastamento, inovação, clima e muitos outros indicadores pelos quais precisam responder. Quando uma pessoa recebe a responsabilidade de liderar, vem junto um “kit líder” bastante pesado.

 

E nem sempre os gestores foram preparados para lidar com tantas responsabilidades e adversidades. Não foram preparados para desenvolver, reconhecer e engajar pessoas. Eles normalmente têm apenas uma certeza: para atingir as metas, precisam da equipe.

 

São responsáveis por processos trabalhistas, demissões, denúncias e erros da equipe. São cobrados por serem resilientes, reduzir custos, dar feedbacks, fortalecer os valores da empresa, criar uma cultura colaborativa, ágil e de aprendizagem, criar um clima que estimule a criatividade e a inovação, gerenciar emoções, manter a equipe altamente motivada e com a produtividade lá no alto!

 

Todo esse cenário ainda foi incrementado pelo mundo VUCA, a era exponencial, a Revolução 4.0, a crise COVID e a verdade é que o “kit líder” só vem aumentando de tamanho e peso.

 

A jornada de mais de 20 anos desenvolvendo líderes no mundo corporativo trouxe às consultoras Ellen Ravaglio e Francine Costa muitos aprendizados sobre todos estes dilemas vividos pelos líderes. Como apaixonadas pelo desenvolvimento e pelo funcionamento da mente humana, as duas então se especializaram, estudaram e decidiram desenvolver novas ferramentas práticas, baseadas nas pesquisas e descobertas da neurociência.

 

“Conhecemos muito bem as dores de liderar equipes. Já fomos líderes, trabalhamos como RHs e pudemos vivenciar os dilemas de supervisores, coordenadores, gerentes, diretores dentro de grandes indústrias e redes de franquias. Nós, como consultoras da Vikaas, diariamente nós ouvimos líderes, e eles nos dizem:

Entendemos, mas como se faz tudo isso? Não aprendemos educação emocional, não sabemos o que fazer quando um liderado chega chorando na nossa frente com um problema pessoal, não temos ferramentas simples, nem protocolos estruturados para dar feedbacks, não sabemos como reagir diante dos conflitos da equipe. Não sabemos o que podemos falar, nem como falar…”

 

A liderança é uma escolha, porém, na prática, muitas vezes o melhor técnico ou especialista, acaba se tornando líder! É escolhido porque sempre bateu metas, aguentou pressões, foi comprometido com a empresa, ou até mesmo porque tinha o maior tempo de casa ou o maior salário. Geralmente esses são os motivos para se “tornar-se líder”.

 

Porém, o que se esquece é que para liderar times é preciso DESAPRENDER algumas coisas, APRENDER outras e REAPRENDER tudo que a gente já achava que sabia. É preciso entender e gostar de gente!!! É preciso adquirir novas habilidades. É preciso ferramentas, rituais e regras claras para ser um “bom líder”. Resumindo, para liderar precisamos de:

• Autoconhecimento

• Habilidades Comportamentais e de

• Ferramentas práticas para o Treino!

 

Por isso o programa foi desenvolvido. A Mentoria Líder Alpinista tem o objetivo de apoiar estes líderes e solucionar estas dores.

 

Utilizando a metáfora do alpinismo, a mentoria irá instigar o líder a mudar os seus padrões de pensamento e comportamentos diante dos desafios, das situações de estresse, das mudanças, das crises, dos problemas e das “montanhas” do dia-a-dia.

 

Durante essa escalada, o líder irá aprender a:

• Desenvolver uma mentalidade resiliente que o permita enfrentar e superar as adversidades e liderar com mais consciência, equilíbrio e flexibilidade;

• Criar estratégias para manter alta performance no time mesmo diante do estresse;

• Utilizar ferramentas que facilitem e estruturem práticas chaves de gestão de pessoas para melhorar feedbacks e performances.

 

A mentoria acontecerá em formato on-line e será conduzido por Ellen Ravaglio e Francine Costa, as fundadoras da marca Líder Alpinista, que nasceu como um programa presencial, in company, totalmente customizado e agora evolui para outros formatos: workshops e mentoria, expandindo também para turmas abertas.

 

A Vikaas abrirá uma turma de Mentoria com vagas limitadas no início em novembro e se você quiser saber mais siga os perfis do Instagram @lideralpinista e @vikaasconsultoria ou pelo site

www.vikaas.com.br