A HBO fará a estreia do documentário musical Fandango at the Wall. O filme é uma produção conjunta da Tiger Turn Productions e da Sony Music Latin. Dirigido por Varda Bar-Kar e produzido por Quincy Jones, Andrew Young e Carlos Santana. O filme segue o músico vencedor de vários Grammy Arturo O’Farrill e o produtor Kabir Sehgal, vencedor de vários Grammy, que viajam para Veracruz, no México, para recrutar músicos mestres para uma gravação de álbum ao vivo no muro da fronteira EUA-México.

“Estamos entusiasmados com a estreia deste filme excepcional e emocionante, que explora as relações entre os EUA e o México por meio da bela música folclórica mexicana. Acreditamos que a história significativa do filme e a música mágica irão ressoar profundamente com nosso público. Fandango at the Wall é uma adição obrigatória à nossa programação ”, disse Leslie Cohen, vice-presidente sênior de aquisições de conteúdo da HBO e da HBO Max.
O filme vai estrear na HBO Latino, sexta-feira, 25 de setembro às 20h, horário do leste dos EUA, com cinco transmissões adicionais da HBO programadas para os dias subsequentes. Também estará disponível para transmissão na HBO Max nos Estados Unidos.
“Paradoxalmente, nosso filme mostra como a fronteira pode se tornar um lugar de amizade e amizade, aproveitando o poder da música afro-mexicana conhecida como son jarocho. Tenho feito música há décadas e nunca experimentei uma forma de arte mais envolvente e transformadora ”, disse Kabir Sehgal, que é produtor do filme.
“Estamos entusiasmados com a parceria com a HBO, que há muito demonstrou um compromisso com documentaristas como nós, que fazem filmes com consciência social que exploram questões importantes como imigração e identidade”, disse Doug Davis, que também é produtor.
No centro do filme está o festival de música “Fandango Fronterizo”, que acontece anualmente em ambos os lados da fronteira Tijuana-San Diego. Jorge Francisco Castillo, fundador do festival, convida Sehgal e O’Farrill a Veracruz, no México, para conhecer os mestres de son jarocho, uma música folclórica de 300 anos que combina tradições indígenas, espanholas e africanas. Eles viajam pela paisagem rural de Veracruz recrutando o melhor desses músicos para se juntar a eles no próximo festival da fronteira. Com músicos de ambos os lados do muro da fronteira EUA-México, o festival se torna uma celebração de amizade e unidade. O filme apresenta música notável e dinâmica que mistura canções de son jarocho por excelência com arranjos de big band jazz exuberantes.
“Agradeço o compromisso da HBO em fornecer uma plataforma para diversos cineastas que contam histórias atraentes com autenticidade, arte e significado em camadas. Agradeço que nossa colaboração transcultural que celebra a riqueza da diversidade se junte às fileiras da programação magnífica da HBO ”, disse Varda Bar-Kar, a diretora do filme.
Fandango na Parede apresenta lendas do filho jarocho Andrés Vega, Martha Vega, Ramón Gutiérrez, Wendy Cao Romero, Tacho Utrera, Fernando Guadarrama e Patricio Hidalgo. Há participações especiais de Regina Carter, indicada ao Multi-Grammy e bolsista da Fundação MacArthur; Douglas Brinkley, historiador da CNN; Mandy Gonzalez, que atua em Hamilton, da Broadway; Os irmãos Villalobos; Rahim AlHaj, indicado ao Grammy; e Sahba Motallebi. Como parte do projeto, já existe um livro e um álbum com o mesmo título publicados pela Hachette e Resilience Music Alliance.
O filme terminou recentemente sua exibição teatral no Plaza Theatre em Atlanta, GA. Ele também terá sua estreia em um festival mundial no Festival de Cinema de Atlanta neste mês. NewFilmmakers Los Angeles (NFMLA) e a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas (AMPAS) apresentarão Fandango no Wall em 26 de setembro, como parte do NFMLA Film Festival virtual, InFocus: Latinx & Hispanic Cinema. O filme também será apresentado em festivais de cinema virtuais como o Cinequest, o Calgary International Film Fest, o San Diego Latino Film Festival e o Port Townsend Film Festival, entre outros.

O filme foi produzido em parceria com a Afro Latin Jazz Alliance. Sony Music Latin representou o projeto no acordo com a HBO.