Com certeza você deseja obter bons resultados com o seu site, certo? Para alcançar boas posições organicamente em uma busca no Google, existem algumas técnicas que juntas são conhecidas como SEO (Search Engine Optimization) e é nelas que se especializam Grandes Consultorias SEO; traduzindo para o Português, otimização de mecanismos de busca.
Mas o que exatamente é a técnica de SEO, como ela funciona e como deve ser aplicada?
Essas são dúvidas muito comuns, então não se preocupe, vamos explicar tudo neste post. Continue lendo para mais detalhes!
O que é SEO?
Como eu disse inicialmente, SEO é o conjunto de técnicas para melhorar o ranqueamento do seu conteúdo nos buscadores como o Google.
Essas técnicas podem influenciar os algoritmos utilizados no buscador, que definem a posição da página com base na palavra- chave que foi colocada no momento da busca.
A otimização para mecanismos de busca é uma prática criada para atingir os usuários, fornecendo a resposta certa, ou seja, o formato que eles desejam e consideram ideal. Por isso é uma técnica muito utilizada na estratégia de Inbound Marketing (marketing de atração).
Quais são os tipos de resultados obtidos no Google?
Basicamente existem duas formas de os resultados de busca aparecerem no Google, sendo eles: links patrocinados, que podem ser entendidos como publicidade, e resultados orgânicos, aqueles que não são pagos e que surgem naturalmente.
Os links patrocinados
São links pagos, feitos através do Google Ads (publicidade do Google) e aparecem no topo dos resultados de pesquisa. Aplicados em conjunto com as técnicas de SEO, eles podem ser chamados de SEM (Search Engine Marketing).
O investimento é feito da seguinte forma: você compra determinadas palavras-chave para as quais os anúncios aparecerão quando potenciais consumidores as utilizarem nas buscas. Existem inúmeras possibilidades para criar anúncios, que você pode personalizar como achar melhor.
No caso do Google, você dá um lance no leilão de palavras-chave. Com base nisso e na qualidade do anúncio, seus links e anúncios aparecerão nas pesquisas do Google e em sites associados – que utilizam o Google Ads.
Resultados orgânicos
Por meio de técnicas, como o estudo de palavras-chave, é possível conseguir um bom posicionamento nos buscadores de forma natural e gratuita, daí o termo orgânico.
No entanto, mesmo que você não precise pagar por anúncios, você precisa gastar tempo e, às vezes, dinheiro indiretamente. Isso ocorre porque a base da mídia orgânica está no conteúdo que você oferece aos seus clientes.
As palavras-chave que seu público usa continuarão a direcionar o potencial cliente para sua página web, mas com técnicas de SEO para “escalar” as páginas de busca.
Apesar das técnicas e estudos para melhorar o posicionamento do seu site, saiba que ninguém pode te prometer em qual posição sua empresa aparecerá nos resultados orgânicos .
Explicamos como funciona no Google, porém, essas técnicas podem ser aplicadas em qualquer plataforma de busca. O fundamental é conhecer os mecanismos de busca como um todo e também a importância de sua página estar bem posicionada.
Quais são os 3 pilares do SEO?
Para que uma estratégia de SEO seja bem-sucedida, precisamos entender que existem três pilares que a sustentam. Pode-se dizer que são a base fundamental para um trabalho bem feito.
Esses pilares são divididos em:
- SEO na página: otimização do site ou tecnologia;
- Conteúdo;
- SEO fora da página: popularidade ou reputação. Muito explorado por agências de link building;
Geralmente os termos mais usados estão em inglês, no entanto, qualquer um deles que você usar estará correto. Aqui usaremos os termos em espanhol para tornar a linguagem mais clara e descomplicada.
1. Otimização do site
A otimização do site tem tudo a ver com a qualidade da página que contribui para a experiência do usuário, além de todos os detalhes técnicos que podem ajudar as pessoas a navegar bem no seu site.
São esses detalhes que farão com que o usuário queira procurar outras informações novamente, e por isso são interpretados como fatores básicos pelos algoritmos de mecanismos de busca como o Google.
O que esse pilar envolve é a estrutura da página web, ou seja, o formato da página, como os elementos estão organizados, a fonte, a facilidade de encontrar informações, entre outros fatores importantes para a experiência do usuário, O que:
- Endereços de página (URL) mais simples ou amigáveis – https://webtrends.net.br/agencia-de-seo/ é mais intuitivo que https://webtrends.net.br/p?=8315;
- Tempo de carregamento da página da Web;
- Título exclusivo para cada seção da página da web .
2. Conteúdo
Este é um elemento muito importante. Na internet, o conteúdo é fundamental , e é o único motivo que leva as pessoas a navegar de uma página para outra, consumindo cada vez mais informações.
Para isso, vá para o marketing de conteúdo e escreva de forma única, dê motivos para as pessoas visitarem seu site e voltarem várias vezes.
Esta é a única forma de gerar tráfego constante no seu site, através de conteúdos relevantes. E para fazer isso bem, é fundamental aplicar muito bem as palavras-chave e uma boa estrutura. Dessa forma, o Google entende do que se trata o seu texto e pode classificá-lo melhor nas pesquisas.
Ah, você também pode fazer uso de imagens e vídeos que chamem a atenção do usuário, essa é uma forma de mantê-los por mais tempo na sua página.
3. Popularidade
Por último. mas não menos importante, a popularidade do seu site. Pense comigo: quando você precisa comprar um produto ou contratar um serviço, costuma fazer uma pesquisa rápida na internet sobre o assunto, certo?
Mas, além disso, popularidade tem a ver com a presença do seu site em outras páginas; portanto, para conseguir isso, você pode procurar associações.
Primeiro você deve ter um bom conteúdo, ou seja, que tenha informações relevantes e que possa se destacar dos demais.
Em segundo lugar, apresentá-lo a potenciais parceiros como moeda de troca; ou seja, seu conteúdo vinculado à postagem do blog de outra página da Web em troca de vincular algum conteúdo externo à postagem do blog.
Chamamos isso de construção de links; Em um exemplo prático, são links externos (que levam a páginas externas da web) que encontramos ao ler o conteúdo.
Mas para torná-lo coeso, procure sempre associações com páginas que tratam de temas semelhantes ao seu. Por exemplo, se o seu conteúdo fala sobre jogos, não faz muito sentido trocar links com um site que fala sobre maquiagem.