Dados da IZIO&Co indicam que inflação mais amena deve contribuir com os consumidores e as redes supermercadistas no sábado que antecede a ocasião

De acordo com o Índice Cielo de Varejo Ampliado, as vendas para o Dia das Mães cresceram 18,1% em 2022. Já um novo levantamento da IZIO&Co, mais completa solução de comunicação para a cadeia varejista do país, mostra que em 2023, no que se refere às compras para o almoço de família no domingo comemorativo, o cenário foi positivo.

Os dados da empresa, levantados na sua base com mais 12 milhões de CPFs cadastrados, apontam que a redução da inflação deve contribuir com os consumidores neste mês de maio. Em 2022, o acúmulo anual do índice era de 11% no período, com o segmento de alimentação no domicílio subindo 16%; já este ano, a inflação está abaixo de 5% e com a categoria de alimentação no domicílio em alta de 7%.

Além disso, a pesquisa revela que no último Dia das Mães, o ticket médio dos consumidores no sábado que antecedeu o almoço familiar foi cerca de 15,6% acima do habitual para este dia da semana. Ou seja, a média dos gastos nos supermercados dos shoppers com uma série de itens, incluindo ingredientes para a refeição em questão, aumentou de R$ 110,70 para R$ 128.

O levantamento ainda reforça que as vendas dos varejistas cresceram 26,2% neste dia no ano passado, na comparação com um sábado médio (que, em geral, é o melhor dia da semana para se vender). O desempenho ficou atrás apenas de outros três sábados em 2022: Dia das Crianças, Natal e Ano Novo.

Para Carlos Venturini, Head de Inteligência de Dados da IZIO&Co, com esses números, a projeção para o período é que a tendência mais “caseira” de celebração do Dia das Mães pelos consumidores ajude o setor supermercadista a ter um bom desempenho em 2023. “Com uma inflação mais fraca e preços de diversas proteínas em queda, consumidor deve ir às compras com uma tendência a consumir mais no Dia das Mães deste ano”, diz.

O líder da área também destaca que o Dia das Mães é a principal data do calendário sazonal varejista no primeiro semestre, por isso é fundamental que as empresas façam um trabalho de inteligência de dados para alavancarem as suas atividades na ocasião. “É essencial olhar para informações ligadas às vendas de produtos e o comportamento dos clientes nos anos anteriores, gerando possíveis insights estratégicos e não perdendo ótimas oportunidades de crescimento de conversões”, conclui.