– Nos dias 15, 22, 29 de junho e 1 de julho, o evento que contará com a participação de mais de 30 especialistas de várias disciplinas poderá ser acompanhando virtualmente por profissionais, estudantes, familiares e pacientes;

– Entre os temas abordados estão o diagnóstico, tratamento, novos medicamentos e tecnologias para reabilitar pacientes;

Mais de 30 dos maiores especialistas brasileiros se reúnem em junho para discutir reabilitação de pacientes com Parkinson e distúrbios de movimento. Médicos, fonoaudiólogos, nutricionistas, fisioterapeutas, psicólogos e terapeutas ocupacionais vão tratar de temas que vão desde as bases do diagnóstico até cuidados paliativos, passando por novos medicamentos e tecnologias aplicadas para o tratamento cirúrgico. Realizado nos dias 15, 22, 29 de junho e 1 de julho, o 1º Reabilita Parkinson poderá ser acompanhado por profissionais de saúde, estudantes, familiares e pacientes que tenham interesse no tema.

O evento é totalmente online e as inscrições já podem ser feitas pelo site.

A doença voltou a ser notícia no último mês com o lançamento do documentário Still: Ainda sou Michael J. Fox, em que o ator canadense, famoso pela trilogia De Volta para o Futuro conta como viu sua vida mudar por causa do diagnóstico da doença. O filme está disponível na Apple TV+.

“O Parkinson, assim como outros distúrbios de movimento, não tem cura, mas o tratamento por meio de uma equipe multidisciplinar pode ser a grande oportunidade de melhorar a qualidade de vida desses pacientes e mantê-los com uma vida ativa e de convívio social prazeroso”, afirma a fonoaudióloga Roberta Busch, presidente do congresso.

A médica neurologista Mariana Moscovich, ativa nas redes sociais com informações relevantes direcionadas aos pacientes, vai falar sobre novos medicamentos e possibilidades terapêuticas para aliviar sintomas motores dos pacientes.

Dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) mostram que aproximadamente 1% da população mundial com idade superior a 65 anos tem a doença. No Brasil, estima-se que 200 mil pessoas sofram com o problema.

O tratamento da fisioterapia com o uso da neuromodulação será abordado pela fisioterapeuta Carolina Souza, mostrando que essa nova tecnologia, é bastante promissora para melhorar o equilíbrio e a marcha dos pacientes. Na programação de pré-congresso, já disponível para os inscritos, a fonoaudióloga Elisabete Carrara de Angelis, também falou sobre a técnica aplicada para melhorar a fala e a deglutição.

Os neurocirurgiões Lorena Broseghini e Murilo Marinho vão apresentar as indicações, contraindicações e os benefícios da implantação do Estimulador Cerebral Profundo (ECT), também conhecido como DBS (Deep Brain Stimulation), um procedimento cirúrgico que prevê a introdução de eletrodos em uma área específica do cérebro e que, cada vez mais, vem sendo aprimorado para a individualização das funções do paciente.

Além dos 12 painéis que acontecerão durante o evento, os participantes também podem acessar os painéis de discussão com especialistas de várias disciplinas, que já estão disponíveis no pré-congresso.

Conheça todos os palestrantes e a programação completa: https://reabilitaparkinson.curseduca.pro/events/reabilitaparkinson

Fontes
Dra. Mariana Moscovich
Neurologista com treinamento em distúrbios de movimento na Universidade da Flórida (EUA) Doutorado em ciências da Saúde na Universidade Federal do Paraná. Professora assistente no Departamento de Neurologia da Universidade da Flórida. Autora do livro “Descobrindo a doença de Parkinson”. Fundadora do Curso DBSexpert. Membro titular da Academia brasileira de neurologia.

Carolina Souza
Fisioterapeuta, Especialista em Neurologia pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP. Mestre em Neurociências e Comportamento pelo Instituto de Psicologia da USP. Doutora em Ciências pelo programa de Neurologia da Faculdade de Medicina da USP.  Pesquisadora do Grupo de estudos dos distúrbios do movimento do Hospital das Clínicas Faculdade Medicina da USP

Fonoaudióloga Roberta Busch
Mestre em Neurociências pela UNIFESP-EPM; Sócia-diretora do CAAD (Centro de Atendimento Avançado em Disfagia); Professora do Instituto CRIAP, Porto, Lisboa

Dra. Lorena Broseghini Barcelos
Especialista em Estimulação Cerebral Profunda (DBS – Deep Brain Stimulation) para tratamento da Doença de Parkinson, Distonia e Tremor Esssencial. Mestre em Ciências Humanas, Parkinsonismo atípico pela Unifesp e Doutora em Deep Brain Stimulation pela Unifesp.

Dr. Murilo Marinho
Neurocirurgião Funcional
Clinical fellowship Montreal Neurological Institute

Fonoaudióloga Elisabeth Carrara de Angelis
Mestre em Distúrbios da Comunicação Humana pela Universidade Federal de São Paulo, Doutora em Fonoaudiologia pela UNIFESP e Terapeuta de voz, fala e deglutição pelo Hospital A.C.Camargo.

Dr. João Carlos Papaterra Limongi
Doutor em Neurologia pela Universidade de São Paulo. Neurologista do Grupo de Distúrbios do Movimento do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Membro Titular da Academia Brasileira de Neurologia.

Dr. Henrique Ballalai Ferraz
Professor Livre-docente de Neurologia da EPM/UNIFESP. Chefe do Setor de Distúrbios do Movimento da EPM/UNIFESP