A população brasileira já passa dos 203 milhões de habitantes, segundo dados do Censo 2022, do IBGE, com uma tendência de curva ascendente de crescimento populacional no país. O que denota que as cidades enfrentarão novos desafios e precisarão se reinventar para não arriscarem colapsar. Nesse cenário, a Empresa 1, pioneira do sistema de bilhetagem digital para transporte público no Brasil, vê o transporte coletivo como uma solução crucial para mitigar os impactos ambientais e promover o bem-estar social.

Além de diminuir o fluxo de veículos em circulação e reduzir as emissões de carbono, um sistema de transporte moderno também desempenha um papel vital na promoção da inclusão social, permitindo que pessoas de todas as origens e rendas acessem empregos, educação e serviços de saúde.

Cidades superpopulosas ao redor do mundo já adotaram medidas significativas para priorizar o transporte público como parte de suas estratégias de desenvolvimento urbano. Nova Iorque, Londres, Tóquio e Paris investiram em sistemas de transporte coletivo acessíveis e confiáveis para moradores e turistas, criando ecossistemas de mobilidade urbana eficientes e capazes de transformar a qualidade de vida de quem os utiliza.

Realidade Brasileira

A taxa de crescimento populacional brasileira foi de 0,52% desde 2010 — data do Censo anterior ao de 2022 — e as previsões do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) é de que se chegue a um pico populacional no ano de 2030. Apesar de 2030 estar próximo, existe tempo hábil das cidades se prepararem para essa nova realidade.

“Estamos em um momento em que a tecnologia está permitindo que o transporte coletivo revele seu potencial transformador em benefício de todos os cidadãos. É necessário existir a colaboração efetiva entre governos e empresas de transporte em prol da comunidade. Os investimentos em infraestrutura e políticas de transporte integradas e acessíveis são o que efetivamente traz o passageiro de volta ao transporte público e que beneficia as grandes cidades, por meio da diminuição do uso do transporte particular e, consequentemente, melhoria da qualidade de vida da população como um todo”, finaliza Marcionílio Sobrinho, Diretor de Growth da Empresa 1.