“Não somos apenas mensageiros de recados a familiares, como foi mostrado na série”, disse a profissional, que trabalha no Hospital Municipal de Cachoeira de Macacu
Séries hospitalares raramente dão destaque para enfermeiros e enfermeiras. “Sob Pressão Plantão Covid”, apesar de ter sido elogiada pelo público e crítica, não foge dessa prática, segundo a coordenadora de enfermagem do Hospital Municipal de Cachoeira de Macacu, Katherine Maurente.
Embora tenha trazido no elenco a enfermeira Marisa, o especial não deu o devido o devido espaço à enfermagem, segundo a profissional.
“A série não mostrou com clareza a realidade do funcionamento de um hospital de campanha. A enfermagem não teve papel nenhum nessa série. O que mostrou foi uma enfermeira fazendo papel de assistente social, quando a enfermagem ficou ali na linha de frente, com os cuidados com os pacientes. Nunca vi médico dar banho em paciente, administrar medicação. Isso tudo são funções da enfermagem”
Katherine afirma que a enfermagem continua sem voz.
O que teve foi uma enfermagem que atuou como coadjuvante e não foi assim que aconteceu. Eu, sinceramente, repudio essa atuação da enfermagem em “Sob Pressão Plantão Covid”. Ainda não ganhamos a voz e o respeito que merecemos, lembrando que todos quando vão ao hospital, passam pelos cuidados médicos e de enfermagem, não somos apenas mensageiros de recados a familiares, como foi mostrado na série.