É evidente a preocupação das mamães quando o seu pequeno ou pequena acaba batendo a cabeça, seja no chão, no berço, na parede ou em outro lugar. Dependendo da queda, isso pode acarretar em sérios problemas. Entretanto, nem toda batida de cabeça é tão problemática assim, por isso é preciso fazer uma avaliação do mecanismo da batida da cabeça ou queda e do estado geral da criança.
Segundo a Dra. Ana Jannuzzi, se a criança tiver menos de 3 meses, é indispensável que o leve ao médico assim que a situação ocorrer. O mesmo vale para quedas de mais de 1 metro de altura ou quando houver sonolência e vômito após a queda. Além disso, quedas que não foram presenciadas também merecem maior atenção – não é possível sabre como a criança bateu a cabeça, se bateu em algum lugar.
“Deve-se avaliar também se houver alguma alteração na fala, no andar da criança ou nos olhos. Essas mudanças são alertas e é preciso urgentemente levar os pequenos em um hospital”, explica a médica.
Assim que pegar a criança, é importante analisar também se existe algum inchaço, principalmente na moleira (se estiver aberta). Ou se a criança está chorando mais que o habitual ao ponto de não conseguir acalmá-la. “Existe algum tipo de sangramento nasal ou os olhos estão com algum aspecto arroxeado? Se sim, não deixe de ir ao médico”, completa.
Se nenhuma dessas situações deram positivo e o bebê parece bem, mas a mãe ou pai ainda se sentem inseguros com a saúde do bebê, é primordial que sigam seus instintos e levem a criança em um profissional qualificado para tirar todas as suas dúvidas.
Uma pergunta comum: “Posso deixar meu bebê dormir após a queda?”. A resposta é: “depende”. Se a criança cai perto do horário habitual de dormir, onde ela já sentiria sono e não há nenhum sinal de alarme, é possível deixar a criança dormir. Se ela apresentar sonolência fora do horário habitual, é um sinal de alerta. Se você deixar a criança dormir, acorde-a uma hora depois para avaliar como ela está – completa a profissional.
Conheça mais Dra Ana Jannuzzi:
https://www.instagram.com/drajannuzzi/
www.drajannuzzi.com.br/saibamais
Imprensa Concedida por: Roberta Nuñez – https://instagram.com/rnassessoriaimprensa