De alguns anos para cá muitas pessoas passaram a buscar tratamentos alternativos para depressão, fobias, traumas e medos do passado. Dentre os tratamentos para essas questões, a hipnose vem ganhando destaque por seu rápido resultado e por se tornar auxílio na vida de muitos famosos, que vem aderindo a este tratamento clínico. Conversamos com a hipnoterapeuta Débora Diniz, para entender o que é hipnose, como ela funciona e quem pode se beneficiar desse tratamento. Confira:

Famosos Online – O que é Hipnose? Ela é feita com um relógio de bolso, assim como nos filmes e séries da ficção?

Débora Diniz – Hipnose, segundo a atual definição pela Associação Americana de Psicologia, é um estado de consciência que envolve atenção focada e consciência periférica reduzida, caracterizado por uma maior capacidade de resposta à sugestão.

Porém, há séculos, ela está envolta em mitos e mistérios, chegou a ser vista por muitos como uma atividade suspeita, ou até charlatanismo, por isso é importante desmistificar o conceito de hipnose, nada de pêndulo ou relógios de bolso como o imaginário popular costuma associar. Hoje em dia, grande parte das induções na hipnoterapia é feita por meio de relaxamento dirigido por palavras ou toque em pontos específicos da face, entre outras técnicas. O objetivo é atingir um nível máximo de atenção para extrair da mente o que for preciso para ajudar no tratamento.

A hipnose é um estado natural da mente, e todas as pessoas passam por esse processo diariamente. Estamos em transe hipnótico quando, por exemplo, choramos ao ver a cena emocionante de um filme, rimos ao assistir um show de comédia ou ao ler um bom livro.

Famosos Online – Para que serve a hipnoterapia?

Débora Diniz – A hipnoterapia consiste na aplicação de técnicas hipnóticas como ferramenta terapêutica, utilizada para o tratamento de transtornos emocionais, físicos, psicológicos, hábitos e sentimentos indesejáveis. Resumindo, a hipnoterapia é o uso terapêutico da hipnose e tem sido usada para diferentes tratamentos na como:

· ansiedade e estresse;

· síndrome de burnout;

· depressão;

· alergias;

· síndrome do pânico; · fobias em geral;

· transtorno obsessivo compulsivo (TOC);

· insônia;

· vício em cigarro e outras drogas;

· transtornos alimentares;

· enxaquecas;

· dores crônicas;

· problemas sexuais ligados à impotência, diminuição da libido e ejaculação precoce;

· bruxismo, entre outros.

Famosos Online – Alguns famosos possuem fobias “estranhas”, a atriz Cameron Diaz revelou ter medo de maçanetas, Nicole Kidman diz ter pavor de borboletas, essas fobias podem ser curadas com hipnoterapia?

Débora Diniz – Sim, elas podem ser tratadas e superadas com a hipnoterapia. À primeira vista, estas fobias podem parecer “estranhas” ou inusitadas, mas na pandemia a incidência de misofobias como “medo de maçanetas” aumentou muito, por conta do medo de contaminação. Pois é…

Para começar, precisamos entender o que é uma fobia. Ela pode ser definida como uma perturbação caracterizada pelo sentimento de medo persistente e descontrolado em relação a algum ser vivo, objeto ou situação, que na maioria das vezes, não representa nenhum perigo real para o indivíduo, e pode ter sido originado por algum trauma do passado ou por alguma outra causa que não é tão aparente. A maioria desses casos começam a surgir durante a infância, pois é uma fase em que a criança ainda não possui um fator crítico e maturidade emocional bem desenvolvidos, e por isso, acaba sendo mais suscetível para receber influências de experiências negativas. Por exemplo, uma criança está brincando e de repente é atacada e perseguida pelo cachorro do vizinho, então as chances de a criança crescer com algum trauma relacionado a isso são bem grandes.

Outro fato importante no caso das fobias é que quanto mais a pessoa com fobia vivenciar novas situações em que esse pavor descontrolado se manifeste, mais intensificado esse problema emocional se tornará dentro dela. Isso acontece, pois a primeira experiência traumatizante que dá origem a esse descontrole emocional acaba ficando enraizada dentro da mente subconsciente da pessoa. Então, cada nova crise de pavor que essa pessoa sofrer ao longo da vida irá reforçar ainda mais aquele primeiro evento de origem do problema, e dessa forma, criará uma programação emocional negativa mais forte e mais difícil de ser controlada.

E é aqui que a Hipnoterapia entra como uma grande aliada para solucionar esse problema. Através da Hipnoterapia é possível alterar a relação emocional que existe entre a pessoa e a situação que provocou aquela determinada fobia, para que dessa forma, se instale uma nova programação mental no subconsciente. Afinal, quando se trabalha na causa, naturalmente o sintoma é controlado e aquele mal deixa de existir.

Famosos Online – Existe idade mínima para fazer esse tratamento?

Débora Diniz – Todas as pessoas podem se beneficiar deste tipo de tratamento, pessoas de qualquer idade, desde crianças a idosos, exceto pessoas com esquizofrenia, ou outra doença em que exista uma alteração da percepção da realidade, como alucinações visuais e/ou auditivas.

Aliás, a hipnose para crianças é bastante efetiva, pois elas respondem bem às sessões por possuírem naturalmente um desejo por novas experiências e ideias. Além disso, o público infantil tem menos preconceitos ou medos em relação à hipnose do que os adultos e alta habilidade de visualização.

Famosos Online – Existe o risco de entrar num estado de hipnose e não sair mais?

Débora Diniz – Não, pois não existe um lugar para onde a pessoa deveria ir para que esteja em hipnose, logo não tem como ficar preso em lugar nenhum. A pessoa hipnotizada estará consciente e no controle da situação o tempo todo, podendo abrir os olhos e sair do estado de hipnose sozinho, quando quiser.

Famosos Online – A pessoa que está sobre o efeito da hipnose pode falar coisas que eram segredos e que ninguém deveria saber?

Débora Diniz – Não! A pessoa hipnotizada tem mais controle sobre si própria do que uma pessoa não hipnotizada. Seus sentidos ficam mais aguçados, suas emoções ficam mais claras e o pensamento fica mais organizado. Como ela estrá sempre consciente e no controle só irá falar e fazer o que tiver vontade. Não existe essa história de “sair do corpo”, “ser dominado por alguém”, “contar seus segredos” ou qualquer coisa parecida, pois não é possível incutir-lhe qualquer sugestão contra a sua vontade ou que contrarie os seus valores e princípios.

Famosos Online – Existe algum risco neste tratamento?

Débora Diniz – A hipnoterapia em si não tem riscos, é um processo neurofisiológico natural do ser humano, entramos nesse estado várias vezes ao longo do dia. Mas cabe ressaltar que é isenta de perigo quando realizada por um profissional qualificado, competente e bem preparado, que preza pela ética, honestidade e bom senso.

Famosos Online – Quem deseja saber mais sobre hipnoterapia como podem te contatar?

Débora Diniz – Através do meu instagram: @deboradinizoficial, whatsapp (11) 3675-2769, linkedin: Linkedin.com/in/deboradiniz e do site: www.deboradinizhipnoterapeuta.com