Quem produz alimentos e oferece sabor para muitas pessoas ao redor do país deve conhecer o que a goma xantana é. Afinal, ele é um elemento que muitos consomem diariamente ou muitas vezes por semana, porém nem mesmo reparam ou sabem que estão consumindo a goma xantana. Porém, ela é um elemento de enorme importância para muitos alimentos.

A xantana contém uma origem muito antiga e, desde sua descoberta, vem sendo utilizada como um aditivo para alimentos ganharem forma, permitindo que, ao adicionada a um líquido, sua forma se torne estável e viscosa para criar diversos doces. O espessamento, estabilização e suspensão de muitos alimentos é feito graças à goma xantana em seus componentes.

Portanto, entender um pouco mais sobre o que é a xantana, onde ela pode ser usada, qual sua origem e saber sobre algumas das receitas de doces que ela pode ajudar a preparar é essencial para criar ótimos produtos.

O que é a goma xantana e qual sua origem?

Ela é considerada um aditivo alimentar que pode ser chamado de polissacarídeo e tem ajuda da bactéria Xanthomonas campestris para sua fermentação e produção. Dessa bactéria vem seu nome, xantana de Xanthomonas. Quando o açúcar se fermenta com a ajuda da bactéria, ele se encontra com uma textura parecida com uma goma, essa pode ser adicionada ao álcool ou transformada em pó, criando a goma xantana.

Por conta de suas propriedades, ela é muito usada não apenas na indústria alimentícia, mas também na indústria farmacêutica na produção de diversos tipos de produtos, tendo em vista que a goma xantana é um poderoso estabilizador e espessante.

Esse aditivo tem sua origem a partir de 1963, quando foi descoberto por cientistas e tem sido cuidadosamente estudado desde então, sendo denominado seguro para o consumo humano. Por ser seguro e considerado um componente estável para FDA (Food and Drug Administration), a xantana pode ser adicionada em qualquer quantidade para produtos que precisam dela.

Onde a goma xantana é usada?

A xantana não se limita aos produtos alimentícios, mas é onde pode ser encontrada mais facilmente, vendo que suas propriedades permitem uma textura melhor para diversos alimentos. Isso pode ser ideal na criação de doces caseiros e artesanais, mas ela é usada em escala industrial também. Os alimentos que contém a goma xantana podem ser os seguintes:

  • Produtos de confeitaria, como chantilly e outros;
  • Sucos de fruta;
  • Sorvetes;
  • Sopas de diferentes tipos;
  • Diversos produtos sem glúten;
  • Xaropes, especialmente de fruta;
  • Alimentos com pouco teor de gordura ou sem açúcar;
  • Molhos para salada;
  • Molhos de tomate.

Ou seja, uma grande parte dos alimentos consumidos diariamente precisam desse componente especial para manter sua forma e textura. Além desses alimentos, é possível encontrar a goma xantana em produtos de higiene pessoal, como cremes faciais e para o corpo, pastas de dente, shampoos e algumas loções.

Outro exemplo de seu uso, mesmo que menos popular, seria o uso da goma em produtos industriais usados para diversas atividades. Por exemplo, em produtos de limpeza, inseticidas e fungicidas e até mesmo tintas.

Benefícios da goma xantana

A xantana tem muitos benefícios ao ser adicionada em alimentos, ela é comprovada cientificamente por ser responsável pela diminuição de açúcar no sangue e por ser uma ótima substituta para o glúten. Fazendo, assim, com que a goma xantana seja presente em diversos alimentos para celíacos.

Por conta do retardamento da digestão, já que a goma xantana é considerada uma fibra solúvel, ela se torna uma substância gelatinosa no extension e faz com que o açúcar seja digerido de forma muito mais lenta que ajuda pessoas a evitar a gordura do açúcar e os níveis altos dele no sangue.

Além disso, substituir o glúten por alimentos contendo a goma pode ser ótimo para obter uma melhor respiração, melhor saúde em geral e mais disposição. Portanto, não é algo que apenas consumidores celíacos precisam dar atenção.

Quais algumas receitas de doces com goma xantana?

Existem diversas receitas de alimentos contendo a goma xantana, mas o que ela realmente se especializa em fazer são os doces e guloseimas, vendo que esses precisam de texturas específicas. Existem algumas opções ótimas para quem se interessa pelo seu uso na cozinha.

Pudim de iogurte

Esse pudim substitui alguns ingredientes comuns do pudim, como a calda de caramelo, por whey de baunilha, goma xantana e iogurte. Também é possível colocar alguns pedaços de fruta por cima desse delicioso pudim.

Brigadeiro de maracujá

Brigadeiro é comumente feito com chocolate, porém usar da xantana e alguns pedaços de maracujá pode ser uma opção diferente e benéfica para o consumidor.

Sorvete de maracujá

Os sorvetes usam muito da xantana para manter sua forma e textura, isso não seria diferente para um sorvete de maracujá caseiro ou artesanal.

Bolo de banana

Bolos costumam usar a xantana para manter sua forma, principalmente bolos que contém frutas. O bolo de banana é um ótimo exemplo de receita de doce para fazer usando a goma xantana e aproveitando suas propriedades.