A insatisfação com o formato do nariz é uma preocupação frequente entre muitos brasileiros e a rinoplastia pode ajudar a resolver essa questão e proporcionar um aumento na autoestima. Essa é uma cirurgia tranquila e relativamente simples, que permite a remodelação da estrutura nasal, tanto óssea quanto da estrutura cartilaginosa.

Foto: Divulgação

O procedimento é uma das maiores especialidades do Dr. Wendell Uguetto, cirurgião plástico pela Faculdade de Medicina da USP (Universidade de São Paulo) e com título de especialista em Cirurgia Crânio-Maxilo-Facial. Segundo ele, as queixas mais comuns dos pacientes que buscam a rinoplastia são: nariz grande, giba nasal, ponta caída, nariz torto e ponta em “batatinha”.

Dr. Wendell Uguetto (Foto: Acervo Pessoal)

Todos esses problemas podem ser corrigidos com esta cirurgia, oferecendo ao paciente maior autoestima e autoaceitação: “Embora pareça algo simples, tem grande poder de ajudar as pessoas a gostarem mais delas mesmas”, explica o médico.

Segundo ele, umas das técnicas mais usadas em suas cirurgias é a “pushdown” criada na USP ou “preservadora”, nomenclatura dada pelos americanos. A vantagem da técnica é que as estruturas internas que dão sustentação ao nariz não são retiradas ou cortadas, elas são preservadas e mudadas de posição, dessa forma o resultado estético e funcional se mantém estável ao longo dos anos.

“Nas cirurgias feitas com as técnicas antigas ou até mesmo nas rinoplastias estruturadas temos com o passar dos anos uma atrofia das cartilagens internas, desencadeando sequelas estéticas e funcionais alguns anos depois da cirurgia. Na rinoplastia preservadora isso não acontece”, finalizou o médico, que compartilha dicas preciosas em suas redes sociais, através de vídeos e fotos explicativas.

Confira todas as novidades sobre diversos assuntos relacionados a cirurgia plástica no Instagram do dr. Uguetto: @drwendelluguetto